Bitcoin e imóveis são como água e vinho

18 tweets que provam que Bitcoin é uma cilada

1/18  O que mais ouço é sobre o amigo do amigo que ficou milionário com Bitcoin. Quem conta a história invariavelmente estampa na cara a decepção de ter perdido o bonde.  

2/18  Carrego o emblema de “não investidor” em Bitcoin com orgulho. Apesar de toda a pressão de presenciar as cotações subirem com força, mantive a coerência com a filosofia de investimentos que recomendo e utilizo diariamente.

3/18  Só invisto em ativos com resultados fáceis de estimar. Desafio alguém a mostrar um modelo de estimativas minimamente coerente para Bitcoin.

4/18  Mantenho essa coerência para respeitar a regra número 1 dos investidores: não perder dinheiro. Prefiro deixar de ganhar do que correr o risco de perder tudo.

5/18  Desconfio que as criptomoedas ocuparão na história do séc. XXI o mesmo espaço que as tulipas tiveram no séc. XVII. Um grande exemplo dos excessos do mais longo bull market.

6/18  A principal promessa do Bitcoin não virou realidade. Não é simples de negociar e não serve como meio de troca.

7/18  Também falha como reserva de valor. Bitcoins deveriam valer muito porque há um limite de moedas que podem ser emitidas, porém os investidores parecem esquecer que aparecem novas criptomoedas diariamente.

8/18  Colocando um imenso valor em um ativo por ter oferta limitada, em algum momento o investidor irá perceber que estão criadas as condições ideais para a destruição de valor com a oferta ilimitada de novas moedas.

9/18  Bitcoin é um paraíso dos manipuladores de preço. A propriedade é altamente concentrada em poucos investidores e não há nenhuma supervisão externa.

10/18  A quantidade de cadastros em corretoras de criptomoedas demonstra a facilidade do brasileiro em acreditar em investimentos especulativos com grande potencial de valorização no curto prazo, ao mesmo tempo que mostra a total falta de preocupação com os fundamentos.

11/18  Bitcoin e imóveis são como água e vinho.

12/18  É impossível explicar com poucas palavras o funcionamento de algoritmos de validação, registro no blockchain e escassez programada, mas qualquer criança de 10 anos entende como funciona o negócio de imóveis.

13/18  É uma moleza saber os ganhos na construção ou aluguel imobiliário, enquanto não há modelo consensual para Bitcoin.

14/18  Imóveis são seguros. Somente catástrofes naturais ou políticas resultam em perda completa, sendo que na maioria dos casos é possível fazer um seguro para proteção. As criptomoedas tem sua existência ameaçada constantemente por legislação e supervisão.

15/18  Alojamento é uma necessidade básica permanente e imutável para pessoas e empresas. Os imóveis são insubstituíveis, já as criptomoedas são diariamente ameaçadas pela criação de novas criptomoedas.

16/18  Enquanto os resultados de imóveis são previsíveis no longo prazo, não há ninguém capaz de dizer com confiança o que será das criptomoedas daqui a 5 anos.

17/18  Um proprietário pode trabalhar ativamente para melhorar o desempenho de um imóvel através de reformas, reduções de despesas e aumento de receitas ou mesmo uma simples troca. O investidor pessoa física não tem o mínimo controle sobre os destinos das criptomoedas.

18/18  #BitcoinÉUmaCiladaBino!

Um abraço.

Marcio Fenelon

Compartilhar esse artigo

Escrito por
Marcio Fenelon Formado em Administração de Empresas pela EAESP -FGV, tem duas pós-graduações pelo Insper e Fipecafi-USP. Possui 25 anos de experiência na área financeira de grandes empresas brasileiras, sendo os últimos 10 anos dedicados à análise e captação de recursos para investimentos imobiliários. Autor de dois livros, vários cursos e incontáveis relatórios com recomendações de investimento.
QUERO PARTICIPAR DO MONEYBALL IMOBILIÁRIO

Sua inscrição poderá ser cancelada a qualquer momento, basta clicar em “descadastrar” em alguma das newsletters. Este é um serviço gratuito da Quaest Europa e seu endereço de e-mail nunca será compartilhado. Política de Privacidade.


Nossas redes sociais

Entre em contato

Através do email [email protected]

ou pelo formulário de contato